lunes, 15 de junio de 2009

A CASA DA CASCATA

O EDIFÍCIO


A casa da cascata é uma residência localizada perto de Pittsburgh, no Estado da Pensilvânia nos Estados Unidos. Ela foi construída em 1936 e projetada pelo arquiteto Frank Lloyd Wright, considerado o introdutor da arquitetura moderna em seu país. Considerada uma das mais famosas casas do mundo, a casa da cascata é também conhecida como Casa Kaufmann, que é o nome da família de seu primeiro proprietário, e em inglês seu nome é Fallingwater house. Originalmente a casa foi construída em meio a um bosque na propriedade da família, para servir de veraneio, mas hoje em dia abriga um museu.


Vista Pricipal


A implantação imersa na natureza


Deck principal


Escada de acesso ao riacho

A principal característica da casa da cascata é o fato de ter sido erguida sobre uma pequena queda d'água, utilizando-se dos elementos naturais ali presentes. Assim como várias outras obras de Wright, foi construída com materiais experimentais para a época.
Na obra predominam os terraços projetados logo acima da cascata que permitem apreciar uma vista das montanhas e das árvores. Os muros de pedra remetem às rochas do local e criam uma atmosfera protegida, quase de caverna. Neste projeto, Wright pôde expressar o seu pensamento sobre a arquitetura orgânica.
Falling Water é uma casa espetacular e de acordo com o próprio arquiteto a casa “se projeta num penhasco, agarra as rochas, suspensa no espaço por planos horizontais sobrepostos, com a continuidade da água por baixo”.





Vista das três varandas

A ANÁLISE

A casa foi implantada pretendendo-se buscar uma continuidade com o entorno, com a vegetação, as rochas, e o riacho. O objetivo do arquiteto era dar a entender que a casa havia surgido através do próprio crescimento orgânico.


Modelo em 3D

De acordo com Wright: “Uma forma orgânica desenvolve sua estrutura a partir de condições propícias, tal como a planta se desenvolve a partir do solo favorável, ambas crescem de dentro para fora”, ou seja, ele acredita que os projetos devem ser formulados de dentro para fora, a partir das necessidades do residente, resultando, somente no final, as aparências externas.
Essa Idéia apresenta-se contraditória, já que notoriamente o projeto foi pensado inicialmente de fora para possui uma continuidade com o meio ambiente externo, e o interno foi apenas uma conseqüência.
Frank Lloyd Wright disse ao seu cliente: “Quero que viva com a sua cascata. Não quero que a veja, mas que faça parte integrante da sua vida.”
Percebe-se, portanto, que o arquiteto adequou as características externas do entorno a realidade da funcionalidade interna da casa.





Amplitude os ambiente internos





Utilização de materiais "rústicos" no acabamento





Vista interna


A divisão interna do edifício não apresenta nenhuma complexidade, um fator que condiz com o movimento moderno citado no texto: “o espaço interior contraditório não admite o requisito da arquitetura moderna de uma unidade de continuidade de todos os espaços”
A casa apresenta uma concentração dos espaços comuns entorno da sala de estar e uma redução do tamanho dos dormitórios, portanto a sala caracteriza-se como espaço primordial e os demais espaços como residuais.



Planta do pavimento térreo



Planta do primeiro Pavimento





Planta do serceiro pavimento





Planta de implantação




Corte


Vista lateral





Fachada principal

8 comentarios:

  1. Oi oi
    sou estudante de arquitetura e estou montando uma maquete da casa da cascata, se vc puder disponibilizar alguma informação, qualquer que seja, eu adoraria!!
    aqui meu e-mail:
    almeida.lary@gmail.com

    ResponderEliminar
  2. oi, eu gostaria de mais informações sobre o projeto a casa da cascata, pois tenho que realizar uma maquete, meu email vanessa.oliveirabraz@gmail.com. agradeço desde já.

    ResponderEliminar
  3. Bom dia. Nosso prifessor do curso de arquitetura definiu a cada grupo um projeto e o nosso foi dessa casa. Poderia nos passar mais detalhes por favor do projeto para nos ajudar a realizar a maqute do mesmo? Desde ja agradecemos. Email: drielycoelhomoreira@yahoo.com.br

    ResponderEliminar
  4. Oi eu sou Rafael
    estou fazendo uma trabalho da faculdade e preciso fazer uma maquete da casa da cascata e to precisando da escala .. voce pode me ajudar

    meu whats 11 977849516
    email rapha.service@hotmail.com

    ResponderEliminar
  5. Olá, sou estudante de Arquitetura e Urbanismo e esse semestre tenho que representar em Maquete a casa. Você poderia disponibilizar alguma cota externa, caso você tenha?
    Obrigada!

    ResponderEliminar
  6. olá, teria como me passar as informações técnicas da edificação?
    email: fernandaferreira.ff784@gmail.com

    ResponderEliminar
  7. bom dia. poderia dar-me mais algumas informacoes sobre a casa das cascatas?;
    tenho que fazer uma makete da casa.
    meu email: Rivaldomanuel08@gmail.com

    ResponderEliminar
  8. bom dia. poderia dar-me mais algumas informacoes sobre a casa das cascatas?;
    tenho que fazer uma makete da casa. Meu email.klaeferssom@hotmail.com

    ResponderEliminar